Embaixador da China e Governo de Goiás discutem oportunidades de cooperação

No dia 16 de agosto, a delegação chinesa liderada pelo Embaixador Zhu Qingqiao realizou uma visita institucional a Goiás para dialogar com o Governador Ronaldo Caiado, o Vice-Governador Daniel Vilela, Secretários de Estado e representantes de instituições goianas. Junto ao embaixador, estava Li Yongzhong (Ministro), Wu Changxue (Conselheiro Agrícola), Sun Yan (Conselheiro Consular), Liang Tian (Adido Civil e Intérprete) e Zhang Wei (Adida Civil e Secretária do Embaixador). As conversas centraram-se na busca por novas oportunidades de cooperação em várias áreas, com ênfase no fortalecimento dos laços culturais e comerciais já existentes entre o estado e o país.

Secretários e representantes da Secretaria Geral da Governadoria (SGG), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Secretaria de Infraestrutura Secretaria de Cultura, Secretaria da Retomada e do Gabinete de Assuntos Internacionais marcaram presença na reunião que discutiu parcerias estratégicas bilaterais entre Goiás e a nação chinesa. Além disso, os presidentes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Goiás Turismo também contribuíram para a discussão, trazendo suas perspectivas e expertise nas áreas de atuação das respectivas agências.

Caiado destacou a viagem do Vice-Governador à China no mês de junho deste ano como um passo fundamental para a busca por resultados práticos e tangíveis que possam impulsionar ainda mais a parceria Goiás-China. Em seu discurso, o governador expressou: “Quero buscar a experiência chinesa e desenvolver o nosso estado. Precisamos avançar nos acordos internacionais e costurar espaços para o empresário goiano”.

Em suas palavras, o Governador retomou o propósito de “[…] dar ao estado de Goiás uma capacidade de gestão, inovação e apoio à pesquisa para sermos uma referência no Brasil de como aproveitar das potencialidades do estado”. Sendo um grande admirador do processo de industrialização chinês que conquistou todos os mercados do mundo, Caiado reiterou o seu compromisso de visitar o país este ano em uma missão com representantes institucionais de Goiás e grupos empresariais, buscando dar continuidade nos feitos iniciais na missão oficial do Vice-Governador, Daniel Vilela.

O Embaixador, por sua vez, enfatizou a relação amistosa entre China e Goiás, alicerçada em princípios compartilhados e uma compreensão mútua sólida. Zhu Qingqiao pontuou a importância de que novos esforços de cooperação sejam desenvolvidos para que as relações Goiás-China continuem produzindo resultados tangíveis, duradouros e sustentáveis, manifestando também o anseio de ampliar a colaboração para além das esferas já exploradas, especialmente direcionando um olhar mais atento para o campo da tecnologia e suas possibilidades.

O encontro culminou em um clima de otimismo e comprometimento, onde as autoridades trocaram visões e ideias para fortalecer ainda mais os laços entre Goiás e a China. Após a reunião, o Embaixador ainda interagiu com autoridades da Assembleia Legislativa e realizou mais uma reunião institucional com a SEAPA, direcionando o foco para explorar áreas específicas de colaboração no setor agrícola.

Já no dia 17 de agosto, a delegação chinesa visitou o frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos e, posteriormente, encerrou seus trabalhos em uma reunião com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (FECOMÉRCIO), com a presença de empresários representantes das respectivas áreas.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo