Goiás sedia curso inédito no Brasil em vacinologia

AdVac tem primeira edição no Brasil com realização do Ceti-Saúde em Goiás e foco direto no fortalecimento de competências estratégicas dos gestores do SUS

Goiás é o primeiro estado brasileiro a receber o AdVac Brasil, um dos mais importantes cursos internacionais de vacinologia, ministrado tradicionalmente na França há mais de 20 anos. A imersão de cinco dias começou nesta segunda-feira, 24, e prossegue até o dia 28, em Pirenópolis, reunindo 70 profissionais brasileiros de todo o país e cinco estrangeiros de países africanos, além de especialistas de instituições internacionais de referência, como a Universidade Johns Hopkins (EUA), Universidade do Colorado (EUA) e Universidade de Genebra (Suíça).

O evento conta com a participação de representantes de grandes instituições nacionais e internacionais, como OPAS, Instituto Butantan, Bio-Manguinhos, Ministério da Saúde, Fapeg e entre outras, reforçando a relevância e o caráter estratégico da formação.

Mesa de abertura do AdVac Brasil

Realizado pelo Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação em Saúde – Ceti-Saúde/UFG com apoio do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, o evento tem foco direto na qualificação de profissionais que atuam na gestão pública da saúde — incluindo equipes de vigilância, imunização e avaliação de tecnologias. O curso é voltado para profissionais que atuam diretamente na área de imunização e oferece uma formação completa e aprofundada, abordando Políticas públicas e estratégias de vacinação; Desenvolvimento de vacinas e condução de ensaios clínicos; e vacinas específicas e portfólios em desenvolvimento.

Voltado para fortalecer competências estratégicas dos gestores do SUS, a primeira turma brasileira do curso avançado de vacinologia discutirá temas como o uso de evidências científicas na tomada de decisão; desenvolvimento e avaliação de vacinas; incorporação de novas tecnologias; análise epidemiológica e impacto de imunobiológicos; políticas públicas e liderança em saúde.

A coordenadora do Ceti-Saúde e do AdVac Brasil, professora Cristiana Toscano, destaca que a formação é essencial para aprimorar as estratégias nacionais de vacinação. “Ao oferecer uma visão integrada da vacinologia, o AdVac Brasil contribui para o desenvolvimento de políticas mais eficientes e com maior impacto na saúde da população”, explica.

Para a Secretaria de Saúde, o AdVac Brasil representa uma oportunidade estratégica de qualificação e fortalecimento das redes de imunização, num momento em que a inovação e a tomada de decisão baseada em evidências são essenciais para o enfrentamento de desafios sanitários emergentes.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, entende que a realização do curso em Goiás representa o fortalecimento da saúde pública no estado; mais conhecimento científico; políticas de saúde locais mais aperfeiçoadas e até mesmo possibilidade de atração de investimentos para pesquisa, além de ampliar a criação e fortalecimento de novas redes de pesquisa e colaboração. “O Ceti-Saúde, que recebe apoio financeiro da Fapeg para sua estruturação, cumpre uma importante missão de centro de excelência, trazendo mais protagonismo para Goiás com impacto para a saúde pública do estado de Goiás. “Com essa primeira edição, o AdVac Brasil se apresenta como uma oportunidade de atualização científica, articulação institucional e fortalecimento da capacidade nacional em vacinologia — um movimento que pode influenciar de forma duradoura a pesquisa, a inovação e as políticas de imunização no país”.

Fotos: Marco Monteiro– SES-GO

Governo na palma da mão