Secretário de Esporte e Lazer representa Governo de Goiás em 1º Fórum do Desporto Escolar
A Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), realizou na noite desta segunda-feira (24) o 1º Fórum do Desporto Escolar de Goiás. O evento teve o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), representada pelo secretário Rafael Rahif.
O fórum foi realizado de maneira virtual, sendo mediado pelo coordenador do centro de esportes da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Willian Mendes, e ainda contou com participação do presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, o presidente licenciado da FGDE, Marco Maia, além do secretário municipal de Esporte e Lazer de Aparecida de Goiânia, Gerfeson Aragão.
O secretário Rafael Rahif destacou as ações promovidas pela Seel em favor do desporto escolar, desde o início de 2019, a partir da criação da pasta, anteriormente vinculada à Educação. “Quando implantamos a Secretaria de Esporte e Lazer nós conseguimos reestruturar o Pró-Atleta, que é um programa de incentivo muito importante para o esporte. Das 600 bolsas disponíveis, 157 foram para atletas que disputaram jogos estudantis. Na divisão da reforma administrativa o desporto escolar ficou coma Secretaria de Estado de Educação, mas nós entendemos que devemos fomentar o esporte como um todo”, ressaltou o secretário.
Rafael Rahif exaltou a relevância do desporto escolar e elencou outra ações para auxiliar o setor. “Eu acredito que é no ambiente escolar que há mais chance de nascer o atleta de alto rendimento. Nesse sentido nós procuramos sempre dar o suporte necessário, cedendo espaços para eventos e também auxiliando com transporte para competições, como foi nas Paralimpíadas Escolares de 2019, em São Paulo, quando levamos uma delegação de 120 pessoas e conseguimos a 4ª posição geral”.
O presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, lembrou da necessidade de um trabalho conjunto entre o desporto escolar e as secretarias de esporte, e destacou a participação do secretário Rafael Rahif. “É importante ter um casamento de forças para que o resultado possa aparecer, com um sistema esportivo construído a várias mãos. O Rafael Rahif, como vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esporte, vem nos ajudando muito nessa articulação, com um papel de liderança muito forte, porque as secretarias de esporte constituem a base do sistema esportivo”, afirmou o dirigente.
O secretário lamentou os impactos causados pela pandemia de Covid-19, que atrapalhou o cronograma traçado para esse ano. “Estávamos bem otimistas para o ano de 2020, mas infelizmente veio a pandemia e travou os nossos planos. O esporte foi uma das áreas mais prejudicadas, pois praticamente todas as competições foram canceladas, e treinamentos foram suspensos. Mas estamos tentando voltar as nossas atividades, se adaptando a um ‘novo normal’, para superar essas adversidades”, finalizou.
O 1º Fórum do Desporto Escolar de Goiás terá sequência nesta terça-feira (25), com o tema “Saúde mental em tempos de pandemia: uma abordagem preventiva no contexto escolar”.