Hetrin conquista 97% de satisfação por pacientes internados em 2023
Objetivo da pesquisa é avaliar a experiência dos usuários e identificar possíveis áreas de melhoria com base na opinião dos entrevistados na unidade do Governo de Goiás em Trindade
O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) realizou pesquisa de satisfação com os pacientes sobre o atendimento prestado durante o período de internação, que, até outubro, totalizou mais de 4 mil internações. Os pacientes avaliaram todos os atendimentos da unidade do Governo de Goiás, atribuindo notas e compartilhando elogios ou sugestões de melhorias.
Foi o caso da paciente Raimunda Tavares. “Estou encantada com a experiência que tive no Hetrin. Essa vivência foi a parte mais importante da minha recuperação, sendo bem tratada por toda a equipe, que é muito atenciosa”, ressaltou ela.
Dividindo a mesma satisfação pelo atendimento recebido está o paciente Manoel Pereira, que passou pelo pronto-socorro da unidade. “O Hetrin está se tornando um hospital de referência. Muito bom o atendimento de todos os profissionais; todas as vezes que precisei, fui bem atendido pela equipe”.
Depoimentos como esses compõem os resultados mensais obtidos por meio da pesquisa e apresentados em reuniões trimestrais de planejamento estratégico à diretoria do Hetrin, onde todos os pontos são avaliados e identificadas possibilidades de aprimoramento.
A pesquisa é realizada virtualmente após o paciente receber alta médica. “Quando o paciente ingressa no hospital, registra um número de telefone para contato. Após a alta hospitalar, quando já teve uma experiência na unidade, a pesquisa é encaminhada via mensagem de WhatsApp para o número cadastrado”, explica Afonso Teles, supervisor da ouvidoria. Ele destaca que não é necessário o paciente se identificar, pois pode atribuir uma nota e, se desejar, também fazer um comentário explicando o motivo da nota.
O objetivo da pesquisa é avaliar a experiência dos usuários e identificar possíveis áreas de melhoria com base na opinião dos pacientes. A pesquisa de satisfação consiste em duas perguntas: qual nota o usuário atribui ao serviço recebido e qual o motivo para essa nota. As notas fornecidas pelo público são objetivas e úteis para avaliar o desempenho da unidade em vários aspectos relacionados à experiência do usuário nos serviços oferecidos pelo Hetrin.
Ao final de cada mês, todas as notas são compiladas e os comentários, analisados. A diretora da unidade, Vânia Fernandes, destaca que sempre são analisados os comentários dos pacientes. “Buscamos extrair o máximo de sugestões, pois nosso objetivo é fornecer um serviço humanizado e de qualidade, visando sempre oferecer o melhor atendimento ao paciente”.
Diferencial
O trabalho da equipe de colaboradores da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) é um diferencial crucial para a atribuição de notas positivas. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe multidisciplinar, biomédicos e outros profissionais do Hetrin dedicam-se a proporcionar o melhor atendimento à população.
Com o cuidado e atendimento humanizado aos pacientes, a equipe do Hetrin busca incessantemente oferecer um serviço de excelência aos usuários. Ouvir suas queixas e analisar os possíveis pontos de melhoria não apenas aprimora o atendimento, mas também inclui o paciente no processo, dando voz a eles.
Ao ouvir o que desejam receber, o hospital busca oferecer o máximo de qualidade e conforto durante o período de atendimento e internação. Esse tem sido, sem dúvida, um dos grandes diferenciais para alcançar excelentes resultados nas pesquisas de satisfação.
Débora Alves (texto e imagem)/Imed