Escola de Governo realiza curso intensivo para pregoeiros e agentes de contratação
Formações continuadas, ofertadas pela Escola, fortalecem a atuação dos servidores que operam diretamente com o Sislog e os processos de compras públicas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e alinhada à nova legislação.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Diretoria Executiva da Escola de Governo, iniciou, no último mês, uma série de cursos presenciais voltados exclusivamente para pregoeiros e agentes de contratação do Governo de Goiás. As capacitações têm como objetivo qualificar os profissionais que atuam diretamente nos processos de compras públicas, com foco no Pregão Eletrônico.
Com carga horária de 12 horas, as turmas são ministradas por instrutores internos com ampla experiência na área, e será ofertada em turmas mensais, com a meta de capacitar 100% dos agentes e pregoeiros do Estado. O curso é destinado a servidores que já concluíram os cursos de Agente de Contratação e Pregão.
“A Escola de Governo reafirma seu compromisso com a capacitação contínua dos servidores públicos estaduais, oferecendo cursos e programas que visam aprimorar a eficiência, transparência e segurança jurídica nas aquisições do Estado. A capacitação representa o compromisso com a excelência na gestão pública e com a valorização dos servidores que atuam na linha de frente das contratações”, afirma a diretora-executiva da Escola de Governo, Roberta Costa.
Certificação em Contratações Públicas
Além do curso intensivo, a Escola de Governo oferece o Programa de Certificação em Contratações Públicas, com o objetivo de garantir a formação continuada de servidores que atuam diretamente nas atividades de aquisições, contratações e funções correlatas no Executivo estadual.
O programa contempla formações específicas, que abrangem desde os fundamentos básicos até aspectos mais avançados de planejamento, execução, fiscalização e controle das contratações. O conteúdo é oferecido majoritariamente em formato EaD, garantindo flexibilidade e amplo alcance aos servidores das diversas regiões do Estado.
Histórico
Entre os anos de 2019 e 2023, foram ofertadas 104 turmas, dentro do programa de certificação temático, com um total de 8.044 servidores concluintes. Após a reformulação do programa para Certificação em Contratações Públicas, em 2024, já foram concluídas 114 turmas, totalizando 17.133 concluintes — um crescimento expressivo que reafirma o compromisso da Escola de Governo com a qualificação técnica e a profissionalização das equipes responsáveis pelas compras públicas.
A iniciativa é reconhecida, por entidades que reúnem secretarias de gestão de todo o país, como referência em capacitação técnica na área.
Para mais informações sobre os cursos e programas oferecidos, acesse o Portal do Aluno (https://sgc.escoladegoverno.go.gov.br/).
Secretaria da Administração – Governo de Goiás