Diversidade e Empatia na Gestão de Pessoas

Modalidade

Presencial – na Escola de Governo.

Carga Horária

16 horas.

Objetivo

Promover reflexões sobre a empatia no serviço público, a partir de um espaço dialogado de troca de experiências.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer conceitos e noções relacionados à Empatia, como ciência, senso comum, cultura e diversidade;
  • Dialogar sobre elementos relacionados à estrutura da sociedade brasileira, em especial a goiana, com foco no público atendido pelos servidores;
  • Identificar aspectos relacionados à memória coletiva e as narrativas em torno das práticas do servidor público;
  • Entender que o papel da linguagem e das interações discursivas são nucleares das relações de alteridade no serviço público;
  • Participar de trocas de experiências por meio

Público-Alvo

Servidores do Poder Executivo Estadual.

Conteúdo Programático

  • Módulo 01:
        • Reflexões conceituais: Ciências sociais e suas divisões;
        • Cultura;
        • Ciência e senso comum;
        • Diversidade e empatia;
        • Atividades de reflexão teórica;
  • Módulo 02:
        • Serviço público e cidadania: Gráficos e estatísticas;
        • Essência política e sociológica do serviço público;
        • Estatuto do servidor público;
        • Discursos e embates: entre o opressor e o oprimido;
        • Exercícios;
  • Módulo 03: 
        • Linguagem e discurso: memórias, interação e trocas de linguagem;
        • Clientela e empatia: sensibilidade e responsividade ética;
        • “A importância do olhar de fora”: o lugar do outro;
        • Exercício sobre propostas de intervenção;
  • Módulo 04:
        • Compartilhamento de vivências e saberes: estudos de caso;
        • Notícias e reportagens: análise de mídias;
        • Exercício: roda de conversas.

Critérios de Aprovação

Frequência igual ou superior a 80% (oitenta por cento).

Governo na palma da mão

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