Águas Lindas é preparada para atuar na reeducação de agressores de mulheres

Servidores do município do Entorno do DF passam por capacitação para orientar homens nos grupos reflexivos

Servidores de municípios goianos em curso contra violência doméstica. Foto: Wagnas Cabral

A capacitação de servidores que atuam nos grupos reflexivos destinados à reeducação de autores de violência doméstica continua em Goiás, com objetivo de atender mais 45 municípios até o final deste ano. Entre eles, Águas Lindas, na região do Entorno do DF.

Para chegar à meta, o Centro de Referência Estadual da Igualdade (Crei), em Goiânia, oferece duas vezes ao mês o curso "Violência de gênero: fundamentos e metodologia para o atendimento psicossocial". Nele, uma equipe multidisciplinar debate assuntos como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), desigualdade de gênero e contextos gerais da violência, incluindo os relacionados ao consumo de álcool e drogas.

A secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, destacou a importância dessa abordagem do governo se Goiás sobre o problema. "Sabemos que a violência de gênero tem raízes culturais. Só medidas protetivas não resolvem. É preciso vencer a cultura da violência familiar que faz mal a todos", reforçou a titular da Pasta.

Grupos Reflexivos

Durante três dias, servidores dos municípios de Goiás são treinados sobre a metodologia a ser abordada dentro desses grupos reflexivos, destinados à reeducação de homens que cometeram crimes violentos contra mulheres.

A participação destes agressores no grupo é parte da sanção judicial e é obrigatória, com objetivo de evitar a reincidência. Atualmente, 49 municípios já contam com os grupos reflexivos, entre eles, mais um na região do Entorno, Cristalina.

O treinamento dos servidores é realizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e é mais uma das ações dentro do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Comunicação Setorial – Secretaria de Estado do Entorno do DF de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo