Fiscalização Inteligente auxilia fisco no combate à sonegação
Nesta semana, durante três dias, 50 auditores fiscais da Secretaria da Economia que atuam na fiscalização de mercadorias de trânsito em todo o Estado vão treinar a nova versão do FIS (Fiscalização Inteligente Seletiva) no smartphone. O curso “Treinamento das Ferramentas de Trânsito” foi proposto pela Gerência de Prospecção de Auditorias, e realizado nesta quarta-feira (4/10) em Goiânia. Na terça-feira (3/10) foi realizado em Itumbiara. Hoje (5/10) está sendo realizado em Luziânia.
A auditora Vera Shidomi, responsável pelo treinamento, trouxe para o curso como instrutores os colegas James Brockes, Wesley Nascimento e João Batista Menezes. Eles deram explicações técnicas sobre o programa e tiraram dúvidas dos ouvintes reunidos no auditório do complexo. O gerente de Fiscalização, Montaigne Mariano, falou na abertura que a ferramenta “é auxílio importante” na fiscalização e foi testada com sucesso ontem em Itumbiara. Lá, participaram auditores de Itumbiara, Morrinhos, Catalão, Rio Verde e Jataí.
Hoje em Goiânia, além dos auditores lotados na Capital, participaram equipes de Anápolis, Goiás e Porangatu. Amanhã em Luziânia participaram auditores de Luziânia, Formosa e Goianésia.
A gerente Giovana Amorim Zanato destacou a importância do treinamento e disse que a Pasta está aberta para recolher sugestões da equipe. “Este projeto envolve o uso de tecnologia para auxiliar na auditoria de trânsito. O treinamento é importante para que os auditores conheçam todas as funcionalidades e possam tornar o trabalho mais eficiente”, destacou.
Vera Shidomi afirmou que a ferramenta tem as informações que o auditor precisa para usar na abordagem do contribuinte. “Com os dados, caberá a ele tomar a decisão de abordar ou não o veículo na pista, o que facilita o seu trabalho”, destacou.
Funcionário de carreira do fisco há mais de 19 anos, João Batista Menezes, um dos instrutores, disse que é a “primeira vez que vê os comandos volantes receberam ajuda no trabalho que efetivamente dá resultado prático, é útil”. Um dos caminhos para combater a sonegação de impostos e a evasão fiscal é a realização de abordagens de quem transporta carga irregular, pois a carga é autuada em flagrante.
O delegado fiscal de Itumbiara, José Fernando Costa, conta que foi realizada blitz na BR-153, como aula prática, e que a ferramenta funcionou bem e atingiu os propósitos definidos para uma boa fiscalização de cargas em trânsito. O posto JK, na divisa de Goiás com MG, funciona lá.
O auditor Bruno Giancarlo, um dos novatos da Pasta, ficou entusiasmado. “Foi muito bom. Deu principalmente para entender de onde vem a informação e quais os passos que devem nos guiar. Estou orgulhoso do nosso fisco”. Ele participou do treinamento realizado em Itumbiara.
Comunicação Setorial- Economia