Economia recebe visita técnica do Governo do Distrito Federal

Servidores conheceram soluções de Tecnologia da Informação em uso e desenvolvimento na secretaria que otimizam rotinas internas e serviços prestados ao cidadão
As ferramentas de Tecnologia da Informação em operação e desenvolvimento na Secretaria da Economia foram tema de uma visita técnica do Governo do Distrito Federal (GDF) à Pasta, nesta semana. Os servidores da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (Seec) estiveram no Complexo Fazendário, em Goiânia, para conhecer o trabalho desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
“O compartilhamento de experiências entre unidades dos diversos entes federativos é de suma importância para a evolução, principalmente em termos tecnológicos. Eventos como a COGEF possibilitam que os órgãos se encontrem e compartilhem seus projetos e iniciativas, promovendo uma troca muito rica em um segundo momento. Tudo isso se traduz num poderoso combustível para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão”, resumiu o superintendente de Tecnologia da Informação da Economia de Goiás, Bruno Póvoa.
O secretário-executivo de Tecnologia do GDF, Wisney Rafael Alves de Oliveira, definiu a visita como “altamente produtiva, devido ao alto nível de maturidade em largas frentes de trabalho”, e destacou que “o time de auditores fiscais do Governo do GDF ficou empolgado com o que viu em relação ao ITCD, experiência que vai trazer grandes ganhos para nossa secretaria”. Sobre o E-ON, Wisney relatou que pretende adaptar o EON, mais especificamente sobre os combustíveis, pelo fato de “possibilitar ao consumidor economizar na hora de abastecer seu veículo”, assinala.
Roteiro da visita
Na quinta-feira (5/6), foi realizada a apresentação de temas como o ambiente de Big Data e a plataforma de visualização de dados Power BI. O superintendente de Controle e Auditoria, Marcelo Mesquita, fez uma explanação detalhada do trabalho de sua equipe. A troca de experiências continuou na sexta-feira (6/6) com o aprofundamento sobre o uso de IA – Inteligência Artificial na Secretaria da Economia.
O gerente do ITCD, auditor fiscal Rodrigo de Paula Silva, falou sobre o sistema para envio de declarações do ITCD, que atualmente recebe on-line 100% das declarações feitas por contribuintes, com processamento imediato. Ele apresentou o sistema ITCD Web 4.0, que está em processo de implantação, e as atualizações previstas em relação à versão 3.0. “Estamos adotando novas soluções no 4.0, também com foco no uso de inteligência artificial e em utilizar o sistema como apoio à fiscalização”, afirmou o auditor fiscal.
Equipe do GDF
Ivan Carlos de Oliveira – Subsecretário de Sistemas da Informação
Wisney Rafael Alves Oliveira – Secretário Executivo de Tecnologia
Wallace Alves Emiliano – Assessor Especial do Subsecretário da Receita
Cláudio Barbosa Miranda – Gerente de Gestão dos Impostos de Transmissão
Diogo Rodrigo Barbosa- Gerente da gerência de automação de serviços e tratamento de dados
Bruno Souza da Fonseca – Assessor técnico da Gerência de Gestão de Impostos de Transmissão
Lucília Pereira Borges – Coordenadora de Tributos Direto
Secretaria da Economia – Governo de Goiás









