Economia promove workshop com o BIRD sobre reestruturação de dívidas estaduais

Subsecretário Wederson Xavier destacou a importância dos temas abordados para Goiás e também a troca de experiências com outros estados brasileiros sobre reestruturação de dívidas

A Secretaria da Economia, por meio da Subsecretaria do Tesouro Estadual, promoveu nesta terça-feira (27/5), o Workshop: Gestão de Risco Financeiro em Contratos com Multilaterais, em parceria com o Banco Mundial (BIRD). Durante o treinamento foram esclarecidos os termos financeiros dos acordos de empréstimos para reestruturação de dívidas dos estados com o sistema financeiro, gestão de risco de moeda e taxa de juros, além da abordagem de normas mais recentes do banco, condições financeiras e simulações.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier de Oliveira, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou que “os temas abordados são de grande interesse para o Estado de Goiás, a exemplo da gestão de risco financeiro e contratos multilaterais, além da troca de experiências com os demais entes da federação aqui representados, alguns deles com processos de reestruturação de dívidas em aberto ou buscando entendimento para novas tratativas”.

O treinamento foi realizado na Sala de Reuniões do Bloco A, no Complexo Fazendário, das 9h30 às 16h, ministrado pelo Oficial Financeiro Sênior do Banco Mundial (BIRD), Rodrigo Cabral. “É sempre um prazer vir a Goiás, onde eu já estive há dois anos. Nós fizemos esclarecimentos sobre os termos financeiros e as opções de um contrato, a ideia de uma visão estratégica sobre a gestão pública e, também, assuntos mais específicos, como a gestão de moedas e a taxa de custo”, enumerou Rodrigo Cabral.

O gerente da Dívida Pública e Receita Extratributária da Economia, Flávio Henrique de Sarmento Seixas, enfatizou que, “com esse treinamento específico sua equipe teve contato com novos mecanismos que o Banco Mundial utiliza, tanto para reestruturar uma determinada dívida como para realizar alterações contratuais de troca de moeda ou de taxas de juros, além das perspectivas que estão em negociação entre o Banco Mundial e a STN para novas condições que estão por vir”.

Workshop
O workshop contou com a participação de servidores da Economia (Subsecretaria do Tesouro e Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação) e representantes de oito estados da federação, totalizando cerca de 30 pessoas: Amazonas, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Piauí, Distrito Federal e São Paulo.

Histórico de Goiás com o BIRD
O Ministério da Economia aprovou, em 2022, que Goiás tomasse financiamento no valor de US$ 500 milhões, junto ao Banco Mundial. O empréstimo permitiu ao Estado liquidar dívida com o Banco do Brasil (BB), feita em 2013, e contratar uma nova, de valor igual, mas em condições financeiras mais vantajosas

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo