Servidores participam do Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, em Sergipe

Evento reuniu secretários, representantes dos órgãos e técnicos que atuam no setor público em todo o País para troca de experiências e estudo de casos
Servidores da Secretaria da Economia participaram, entre os dias 4 e 6 de junho, do XCIII Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado em Aracaju (SE). Eles se juntaram a secretários, representantes e técnicos das secretarias de Planejamento e Orçamento de todo o país e do governo federal, para compartilhar e discutir experiências e estratégias desenvolvidas nos estados.
O fórum foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan) e pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).
Representaram a Economia nos três dias de programação o subsecretário Central de Orçamento, Mário Mendes Barbosa Júnior; Evelyn de Castro Cruvinel, gerente de Políticas de Médio e Longo Prazo; Rafael Monferrari, assessor de Normas, Governança e Gestão de Planejamento; Marcos Rosa de Araújo, da Assessoria de Normas, Governança e Gestão do Orçamento; e Denis Marlon, assessor na Comunicação Setorial.
Além de representar o secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, na abertura oficial do fórum, Mário Mendes também participou da reunião do Grupo de Trabalho de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos e apresentou, como painelista convidado, a experiência de Goiás com a implementação do Ranking de Execução Orçamentária. “Também estamos levando na bagagem a experiência dos outros entes da federação”, resumiu.
No Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação, a gerente de Políticas de Médio e Longo Prazo da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Evelyn de Castro Cruvinel, também destacou o alinhamento entre as secretarias. “Levamos a perspectiva de Goiás, e também é muito importante escutar o que os outros estados têm feito e discutir boas práticas, para que consigamos chegar ao nosso lugar comum, que é o fortalecimento do planejamento com objetivo de aprimorar as políticas públicas e melhoria dos resultados entregues à população”, explicou.
Já Marcos Rosa acompanhou o subsecretário no GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos. “Goiás, nas áreas de orçamento e planejamento, tem apresentado muitas inovações, principalmente nas áreas de tecnologia e inteligência artificial, que colaboram para uma boa gestão do orçamento público do Estado”, disse o técnico em Gestão Pública. Na reunião da Comissão de Comunicação, contribuíram os servidores Denis Marlon e Rafael Monferrari.
Balanço
Em balanço do evento, Rafael lembrou discussões que estão em voga, como os marcos de médio prazo, uso de inteligência artificial e automatizações nos processos de planejamento. “Acredito que a troca de experiências e discussão de boas práticas utilizadas em diferentes unidades da federação seja extremamente valiosa para buscar novos horizontes e fortalecer os processos de planejamento e também as políticas públicas de um modo geral”.
Para o assessor, o contato com novas ferramentas, plataformas, tecnologias e metodologias aplicáveis no desenvolvimento e gerenciamento do planejamento, com enfoque na gestão estratégica dos recursos públicos, “tende a enrobustecer e modernizar o planejamento governamental em Goiás, acompanhando as evoluções e melhores práticas nacionais, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento na área.”
Conseplan
O Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento é uma associação civil que tem como membros os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. Entre os objetivos, busca participar ativamente na formulação e implementação de políticas nacionais de planejamento e promover a eficiência na gestão pública com foco em metas e resultados.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás








