Economia participa do 88º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento


Secretários de Planejamento de todos os estados estiveram reunidos nesta terça e quarta-feira, 12 e 13/12, em Brasília (DF), no 88º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). A secretária da Economia, Selene Peres Nunes, juntamente com o subsecretário Central de Orçamento, Gilberto Pompilio de Melo Filho, a superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Soares de Oliveira,  o superintendente de Monitoramento e Avaliação, Eduardo Aires Berbert Galvão, o assessor de Normas, Governança e Gestão de Orçamento, Paulo Henrique Bueno Godoy Rodrigues e o gerente Monitoramento da Área Social, Jean Marck Barbosa, representaram Goiás no evento que apresentou o resultado das ações do ano de 2023 e discutiu gestão de resultados, governanças de investimentos públicos e inovação nos Estados.

“Estamos aqui reunidos para discutir pautas relevantes para o conjunto de secretários e para o governo federal, como, por exemplo, o acesso a operações de crédito externas por meio de organismos internacionais, a questão das emendas parlamentares e o aperfeiçoamento no processo de planejamento e de orçamento, inclusive visando a revisão da Lei 4320. Todos esses temas fazem parte do evento e a participação de Goiás é muito importante”, frisou a secretária da Economia, Selene Peres.

O subsecretário Central de Orçamento, Gilberto Pompilio de Melo Filho, foi um dos palestrantes desta edição do Fórum no Painel: Apresentação dos resultados obtidos no Grupo de Trabalho – Orçamento Público.

 “Neste painel, teremos a oportunidade de apresentar os resultados deste ano e trocar experiências para promover a melhoria da governança e da gestão orçamentária nos estados como um todo”, enfatizou o subsecretário Central de Orçamento, Gilberto Pompilio.

Os eventos do Conseplan têm sido significativos para Goiás, pois temos participado intensamente dos debates e de um grupo de trabalho que estamos coordenando, relativo à governança e gestão orçamentária. Um dos objetivos desse grupo é estabelecer parâmetros, critérios e índices de verificação dessa maturidade de governança e gestão, o que auxilia a identificar os pontos de melhoria”, acrescentou Gilberto Pompilio.

A superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Soares de Oliveira, afirmou que “o Fórum marca o encerramento das atividades do ano de 2023 e ressalta todos os esforços dos estados na buscam por investimentos estratégicos que impactam a vida do cidadão”.

 “Um evento muito importante onde são discutidos os principais assuntos do planejamento no país. Estamos trocando experiências, alinhando expectativas e planejando 2024”, destacou o superintendente de Monitoramento e Avaliação, Eduardo Aires Berbert Galvão.

O evento, organizado pelo Conseplan – Conselho Nacional de Secretários do Planejamento, foi realizado no formato de conferência e painéis, permitindo o compartilhamento de experiências, boas práticas implantadas nos estados e as ações do Governo Federal voltadas para o financiamento e a gestão estratégica das políticas públicas.

Entre os temas abordados estão: investimentos estratégicos, agendas transversais e multissetoriais nos orçamentos da União, orçamento público, emendas parlamentares – perspectivas de impacto nos orçamentos estaduais, monitoramento e avaliação de políticas públicas, focado na troca de experiência dos estados, de recursos tecnológicos e boas práticas, e apresentação do relatório da missão realizada no Seminário Internacional de Orçamento Público realizado na Cidade do Panamá.

Conselho 
Criado em 2006, o Conseplan é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne os titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e de órgãos correlatos. Entre os objetivos da entidade, destacam-se o funcionamento como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, a participação ativa na formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público, além da coordenação e articulação de interesses compartilhados entre as pastas

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo