Economia e Federação Goiana de Futebol discutem campanhas de educação fiscal para jovens atletas

Proposta da Secretaria é levar iniciativa de conscientização a escolinhas de futebol para crianças e adolescentes, utilizando o programa Nota Fiscal Goiana como ferramenta educativa
Representantes da Secretaria da Economia e da Federação Goiana de Futebol (FGF) se reuniram na última quinta-feira (23/1) para discutir estratégias de divulgação das medidas de incentivo à educação fiscal no estado, por meio dos programas Nota Fiscal Goiana e Time Goiano do Coração, coordenados pela Receita Estadual.
Uma das propostas da Secretaria é a realização de campanhas educativas junto ao público infantojuvenil praticante de futebol, utilizando a Nota Fiscal Goiana como ferramenta educativa. “Buscamos essa parceria com a Federação para trazer benefícios a todos os cidadãos, já que o trabalho de conscientização com a criança se perpetua no adulto”, afirmou a gerente de Informações Econômico-Fiscais da Economia, Lívia Cristina de Castro Cavalcante.
O diretor-geral da FGF, Leonídio José dos Anjos, destacou que os clubes filiados à Federação têm escolinhas para jovens atletas, e que uma possibilidade seria começar o projeto durante o Campeonato Goiano, iniciado no último dia 15. “A Federação já tem um forte trabalho de ação social, sempre naquilo que é de interesse público”, reforçou.
Coordenador do programa de Educação Fiscal em Goiás, José Humberto Corrêa Miranda, agradeceu a disponibilidade da FGF e destacou que a proposta é desenvolver materiais educativos com linguagem lúdica e adaptada ao mundo do futebol, utilizando exemplos do cotidiano dos jovens. “Tudo passa pela educação fiscal, como o respeito ao patrimônio público e a segurança. Um trabalho feito em uma escolinha esportiva envolve ainda a família”, completou o auditor fiscal.
Também participaram da reunião realizada no Complexo Fazendário o coordenador do programa Nota Fiscal Goiana, Leonardo Vieira de Paula, e o professor e servidor da coordenação de Educação Fiscal da Economia, Gyowany Dias.
Nota Fiscal Goiana
Iniciado em 2015, o programa Nota Fiscal Goiana visa estimular a cidadania fiscal e conscientizar o cidadão sobre a importância de exigir o documento fiscal nas compras, contribuindo para que o tributo seja revertido em melhorias nos serviços públicos. Parte da Nota Goiana, o Time Goiano do Coração foi lançado em 2021 e distribui prêmios a equipes de futebol da primeira divisão do Campeonato Goiano. A cada trimestre, com início em março, R$ 1 milhão será dividido entre os times, totalizando R$ 4 milhões em 2025.
O consumidor pode indicar seu Time Goiano do Coração durante a inscrição no programa Nota Fiscal Goiana, em www.goias.gov.br/nfgoiana, ou a qualquer momento na área restrita do mesmo site. Os times com maior número de indicações dos torcedores inscritos na Nota Goiana têm mais chances de ganhar os prêmios.
Foto: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás