Ranking de Execução Orçamentária é destaque no Fórum Nacional de Secretários do Planejamento

Técnicos presentes no evento realizado em Sergipe conheceram ferramenta implementada em Goiás que promove transparência, eficiência e melhoria contínua na gestão do orçamento
A implementação do Ranking de Execução Orçamentária no Governo de Goiás foi um dos destaques do XCIII Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, em Aracaju (SE), na quinta-feira (5/6). A ferramenta foi apresentada pelo subsecretário Central de Orçamento da Secretaria da Economia, Mário Mendes Barbosa Júnior, durante o painel “Monitoramento e Avaliação do Orçamento: Inovações em Sergipe e Goiás”.
Criado em 2024, o Ranking compara o desempenho dos órgãos por meio de um painel interativo, com dados em tempo real. A iniciativa promove transparência, eficiência e melhoria contínua na gestão do orçamento. “Tivemos um engajamento muito grande, de forma que a gestão orçamentária foi mais fluida e não precisou de uma ação muito contundente do órgão central, a Secretaria da Economia”, afirmou Mário Mendes, que destacou o apoio do secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, à iniciativa.
O subsecretário apresentou ao público uma visão geral do painel e os principais diferenciais do projeto. Além do acompanhamento da execução orçamentária e financeira em tempo real, o ranking tem outras funcionalidades, como o uso de indicadores padronizados que respeitam as características locais e a classificação por porte orçamentário.
A pontuação final de cada órgão considera o Índice de Execução e o Índice de Comprometimento com Despesas de Exercícios Anteriores. Os melhores do ano são premiados, uma forma de valorizar o esforço das equipes e incentivar a melhoria contínua. Para 2025, o objetivo é consolidar o ranking. “Com a experiência que pudemos trazer e absorver de outros estados, novos indicadores e novos rankings de planejamento e finanças surgirão em Goiás”, destacou.
O representante da Economia dividiu o painel com o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan/Sergipe, Felipe Almeida, que também destacou a importância do evento. “Aqui trocamos experiências, conversamos, discutimos metodologias diferentes, aqui olhamos qual é a melhor forma de oferecer ao cidadão aquilo a que ele mais tem direito, que é uma política pública de qualidade, bem planejada, bem executada e que traga resultados”, disse.

Evento
Realizado entre quarta (4/6) e sexta-feira (6/6), o XCIII Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento foi promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). O evento reuniu representantes e técnicos das secretarias de Planejamento e Economia de todo o país.
De Goiás, além do subsecretário Mário Mendes, também participaram: Evelyn de Castro Cruvinel, gerente de Políticas de Médio e Longo Prazo; Rafael Monferrari, assessor de Normas, Governança e Gestão de Planejamento; Marcos Rosa, da Assessoria de Normas, Governança e Gestão do Orçamento; e Denis Marlon, assessor na Comunicação Setorial da Economia.
Fotos: Denis Marlon e Ed – Conseplan
Secretaria da Economia – Governo de Goiás




