Economia aposta no Govtech para modernizar fiscalização do Agronegócio

Soluções inovadoras devem melhorar o cruzamento de dados fiscais com a produção real de lavouras e rebanhos

A Secretaria da Economia recebeu, nesta quinta-feira (22/5), a oficina Canvas de Projeto, etapa da segunda fase do programa Govtech, iniciativa de inovação coordenada pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Administração (Sead), com apoio do HUB Goiás. O encontro foi realizado no Bloco A do Complexo Fazendário.

Na abertura dos trabalhos, o superintendente de Gestão Integrada da Economia, João Paulo Marra Dantas, destacou que o Govtech representa uma oportunidade de transformar desafios em soluções inovadoras. “É uma nova forma de pensar a gestão pública, conectando o Estado ao ecossistema de inovação para encontrar soluções mais eficientes”, afirmou.

Participam desta edição seis secretarias: Economia, Saúde (SES), Ciência e Tecnologia (Secti), Meio Ambiente (Semad), Geral de Governo (SGG) e Administração (Sead).

O desafio apresentado pela Economia busca soluções tecnológicas para aperfeiçoar o cruzamento de dados fiscais do Agronegócio com a realidade produtiva nas lavouras e rebanhos, sob responsabilidade da Superintendência de Fiscalização Regional da Receita Estadual. “Nesta fase, vamos lapidar o problema para buscar uma solução inovadora, por meio de startups, em vez de processos tradicionais como licitações”, explica a gerente de Modernização da Economia, Cecília Moreira.

Oficina da Economia

A oficina foi conduzida por servidores da Secti e da Sead. Pela Secretaria da Economia, participaram representantes das áreas de Planejamento, Jurídico, Negócios, Licitação e Contratos. “Vamos iniciar um esforço para entender se os desafios apresentados pela Economia se enquadram no formato do programa, se realmente envolvem inovação e se são estruturantes para a Pasta”, explicou o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Raphael dos Santos Veloso Martins.

Avanço
Goiás foi pioneiro no Brasil em inovação aberta com a realização do primeiro ciclo do programa Govtech, executado em 2023 pelo Hub Goiás. Em 2024, o Estado também firmou o primeiro Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) do país, celebrado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com a Sead e com apoio da Secti e do Hub Goiás. A empresa de tecnologia vencedora do processo licitatório teve o contrato homologado em dezembro, resultando no desenvolvimento de solução para aprimorar o controle interno governamental.

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo