Sipat 2023 reforça cuidados para prevenção de doenças

A Secretaria da Economia promoveu, nesta quinta-feira (23/11), a edição 2023 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). As ações voltadas aos servidores foram realizadas em vários pontos do Complexo Fazendário, em Goiânia, durante a manhã.  

Na abertura do evento, na Sala de Reuniões do Bloco A, a superintendente de Gestão Integrada, Juliana Manzi, destacou a programação, com ações como palestras educativas, ginástica laboral, aferição de pressão, profilaxia da dengue e participação do Programa de Acolhimento Psicológico ao Servidor (PAS). 

“A Sipat tem como tema segurança do trabalho e qualidade de vida. Inclui assuntos relacionados a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, saúde física e mental”, disse. Juliana Manzi também explicou que, neste ano, as atividades foram resumidas em um dia em função da reforma do auditório do Complexo Fazendário. 

A Sipat 2023 é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Secretaria da Economia, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Supervisão de Gerenciamento de Riscos Ambientais (SGRA) e Cipa da Secretaria-Geral de Governo. O evento está previsto em lei, conforme a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5).

Durante a abertura, os presentes ainda concorreram ao sorteio de brindes doados pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) e pelo Batalhão de Polícia Militar Fazendária (BPMFAZ).

Programação
As atividades de prevenção oferecidas nesta quinta-feira fazem parte do Circuito de Saúde e Segurança do Servidor, realizado pela Secretaria de Administração (Sead) nos órgãos estaduais. “Nosso objetivo é promover um ambiente bom de trabalho para todos”, resumiu o gerente Central de Saúde e Segurança do Servidor, Alex Bemfica. 

Parte da programação foi concentrada na área entre os blocos A e B. Quem não perdeu a oportunidade de garantir a dose de profilaxia da dengue foi a servidora Edmila Rodrigues Cardoso, da Supervisão de Patrimônio. “Sempre tomo as gotinhas e nunca tive dengue”, disse. “É muito importante a unidade se preocupar com a saúde do trabalhador. Isso nos motiva a dar o melhor no dia a dia e faz com nos sintamos valorizados”, completou Edmila. 

Já na fila da aferição de pressão, Maria das Dores, do Conselho Administrativo Tributário (CAT), também reforçou a importância de ações de prevenção: “É interessante não precisar se deslocar do ambiente de trabalho para cuidar da saúde”, afirmou a servidora. Também foram realizadas rodas de conversa, blitz ergonômica, auriculoterapia, degustação de cafés, exposição de produtos fitness e de alimentos, exames médicos periódicos, entre outros. 

Fotos: Denis Marlon

Comunicação Setorial – Economia

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo