Economia lança GOVTECH 2 para integrar tecnologia e fiscalização

Assinatura do TAP marca início do GOVTECH Economia, que integra inovação tecnológica e legislação para transformar fiscalização do agronegócio
A Secretaria da Economia lançou oficialmente, nesta segunda-feira (11/8), o projeto GOVTECH 2, durante evento no auditório do Complexo Fazendário. A iniciativa visa aprimorar a fiscalização da Receita Estadual por meio de soluções tecnológicas e do uso integrado de dados do setor do agronegócio. A coordenação ficará a cargo da Superintendência de Fiscalização Regional da Pasta.
O GOVTECH, Coordenado pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Administração (Sead), com apoio do Hub Goiás, permite a aplicação do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), modalidade de licitação pioneira no país. O CPSI possibilita ao poder público construir e testar as soluções das startups antes da sua contratação definitiva.
O secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, ressaltou que um dos passos importantes para o avanço da inovação no setor público é ampliar as possibilidades de contratação de soluções tecnológicas pelo poder público.
“O desafio não está apenas na criação de boas ideias, mas em assegurar que elas sejam incorporadas à rotina da administração. Para isso, é essencial aprimorar a regulamentação que viabiliza a contratação de empresas inovadoras”, afirmou Sérvulo Nogueira.
“Queremos fortalecer a fiscalização por meio da modernização tecnológica, aumentando a arrecadação e o combate à sonegação fiscal com uso de dados estruturados e georreferenciamento”, afirmou o superintendente de Gestão Integrada (SGI), João Paulo Marra,.
“Para nós da SECTI, é uma grande alegria chegar a este dia em que assinamos o TAP do GOVTECH, em parceria com a Secretaria da Economia. Vamos trabalhar com uma ferramenta bastante flexível, o Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI), criado em 2021, que permite maior agilidade e segurança na contratação de tecnologias inovadoras pelo poder público”, ressaltou o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (SECTI), Raphael dos Santos Veloso Martins.
O subsecretário de Inovação da Gestão e dos Serviços Públicos (Sead), Rômulo Mendonça Bailão, também falou da importância da implementação do CPSI na administração pública e destacou que a cultura de inovação precisa ser incorporada de forma perene.
Também estiveram presentes no evento, pela Economia, a secretária-adjunta, Renata Noleto, o subsecretário da Receita Estadual, Wayser Luiz Pereira.
Fotos: Felipe Marra
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


