História

Inaugurado em 1º de junho de 1857, o Teatro São Joaquim era localizado no Beco da Lapa, na cidade de Goiás, e foi privado até 22 de julho de 1873, quando foi adquirido pelo governo da província de Goiás. É considerado o teatro mais antigo do Estado e foi só em 1909 que a unidade passou a exibir filmes através da empresa Cinema Goyano, tornando-se um importante espaço cultural para arte, encontros e lazer.
Em 1926, o Cine Teatro deu lugar ao Hotel Municipal, enquanto as exibições continuaram em outros cinema da cidade. Na década de 1950 surge o Cine Anhanguera, que possuía sua própria orquestra, a Orquestra Ideal, contribuindo para a formação de atores locais. Posteriormente, o Estado adquiriu o prédio do Cine Anhanguera, que também estava sendo desativado.

Em 1992, por meio da Fundação Cultural Pedro Ludovico, o Teatro São Joaquim foi reativado no espaço onde funcionava o Cine Anhanguera, na Rua Moretti Forggi. Buscando requalificar o espaço e alinhar a arquitetura do edifício ao conjunto histórico em que está inserido, foi iniciado em 2015 o projeto de requalificação do Cine Teatro, que foi executado pela Prefeitura municipal de Goiás com recursos do Governo Federal, cujo investimento foi de R$ 10,09 milhões do PAC Cidades Históricas.
A requalificação atendeu às condições de acessibilidade e modernizou o espaço com novos sistemas de cênica, luminotécnica, acústica, projeção e refrigeração, além de ampliar o backstage, camarins e banheiros. Em 2017, o Cine Teatro São Joaquim foi entregue à comunidade como um novo espaço de cultura e representatividade artística. Contudo, a tela do cinema foi danificada no momento da instalação e, desde então, o local ficou sem um equipamento de cinema adequado para as exibições cinematográficas.


