Projeto da CGE e da SEAD fica em 3º lugar no Prêmio Conexão Inova

Disputando na categoria “Inovação Aberta e Contratação de Soluções Inovadoras”, o projeto Jornada de Inovação Aberta com CPSI ficou na terceira colocação no 5º Prêmio Inova, entregue nesta quarta (4/6), em Belo Horizonte (MG). O trabalho é uma parceria entre a Controladoria-Geral do Estado de Goiás e a Secretaria de Estado da Administração (SEAD). 

Para receber o prêmio, compareceram ao evento Daniel Soares Santana, Ricardo Vilaverde de Oliveira e Luis Fernando Silveira Dantas, que atuam na Superintendência de Inovação da Gestão Pública da SEAD. A premiação é uma iniciativa da Conexão Inovação Pública, uma rede de inovação no setor público formada por pessoas de todo o Brasil. 

Sobre o projeto 

A Jornada de Inovação Aberta com Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) foi criada para viabilizar a aplicação prática desse tipo de contratação prevista na Lei Complementar nº 182/2021 (Marco Legal das Startups), permitindo que órgãos públicos lancem desafios reais e contratem o desenvolvimento de soluções inéditas junto ao ecossistema de inovação (startups, institutos de ciência e tecnologia, empresas inovadoras e pessoas físicas). 

A jornada foi desenhada sob medida para as especificidades organizacionais, legais e processuais do Estado de Goiás, superando limitações dos modelos genéricos e tornando-se flexível e replicável para outros órgãos, dentro e fora do estado. 

Em vez de adquirir produtos prontos, a administração pode cocriar soluções, ajustando o desenvolvimento às necessidades reais da gestão pública. Isso é fundamental para problemas que não têm solução disponível no mercado e exigem respostas criativas, tecnológicas e adaptadas. 

A CGE foi o primeiro órgão a implementar todas as etapas da jornada, identificando desafios reais e celebrando, em dezembro de 2024, os dois primeiros contratos de CPSI do Estado de Goiás. As soluções estão em desenvolvimento, com acompanhamento conjunto entre a contratada e o órgão demandante, marcando um feito inédito e histórico para a administração pública estadual. 

O sucesso da jornada fez com que ela se tornasse modelo para o programa GOVTECH 2, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a SEAD e o Hub Goiás, beneficiando seis secretarias estaduais em 2025, com planos de expansão para todos os órgãos interessados em contratar via CPSI. 

O projeto fortalece a colaboração entre governo, academia, empresas/startups e sociedade civil – as “quatro hélices” da inovação aberta –, promovendo troca de conhecimento, aceleração de soluções, redução de custos, aumento da eficiência e maior transparência e participação social. 

A jornada foi construída com rigor legal, processual e de governança, garantindo clareza, segurança jurídica e praticidade, sem abrir mão dos princípios da administração pública. O resultado é a entrega de serviços públicos mais modernos, eficientes e conectados às necessidades da sociedade. 

Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás 

Governo na palma da mão

Ir para o conteúdo