Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção se reúne para debater novas diretrizes e ações para 2025
A 69ª Reunião Ordinária do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção foi realizada na última quarta-feira (12/3), de forma virtual, por meio da plataforma Zoom. O encontro reuniu integrantes e representantes de órgãos públicos, além de instituições parceiras para discutir temas estratégicos voltados para transparência, supervisão e governança pública no Estado de Goiás.
A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho e controlador-geral da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Marcos Tadeu de Andrade, que se apresentou aos integrantes, destacou a continuidade nos trabalhos desenvolvidos na gestão anterior e reforçou a importância da criação de uma nova subcontroladoria na CGE, focada em inspeções.
O encontro foi conduzido pelo subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Diego Ramalho Freitas, que após a apresentação do controlador-geral deu os devidos encaminhamentos. Entre os pontos da pauta, destacou-se a necessidade de substituição de representantes das seguintes entidades no Conselho: Servidores Públicos do Estado de Goiás, Fórum Goiano de Combate à Corrupção e Ministério Público Estadual. O momento contou ainda com a entrada de dois novos integrantes no conselho, Ronaldo Araújo e Juliana Manzi, ambos representantes da Secretaria de Economia.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do Ranking de Transparência 2024, conduzida pelo gerente de Transparência Institucional da CGE, Júnior José Costa. O levantamento avalia o desempenho dos órgãos e entidades estaduais em relação à divulgação de informações e ao cumprimento das normativas de transparência ativa e passiva.
Na sequência, o assessor Thiago Farias, apresentou um panorama das ações da Open Government Partnership (OGP) para o ciclo 2025/2026. A parceria internacional tem como foco a promoção da transparência, participação social e inovação na administração pública do Estado de Goiás.
Para finalizar, os participantes discutiram e aprovaram o cronograma de reuniões para 2025, estabelecendo os dados das próximas reuniões do Conselho, que continuarão suas atividades externas à promoção da transparência e ao fortalecimento das políticas de combate à corrupção no Estado de Goiás.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás