Câmara de Itabirito visita CGE para conhecer boas práticas em Transparência e Integridade
Visita técnica abordou programas de integridade, controle social e governo aberto que são referência nacional
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebeu, no dia 30 de outubro, um grupo de servidores da Câmara de Vereadores de Itabirito, município de Minas Gerais, que veio conhecer de perto a estrutura e os projetos da Controladoria goiana. “A ideia foi compreender como essas iniciativas foram implementadas e quais aprendizados podem ser aplicados na nossa realidade”, informou o vereador e presidente da Câmara de Itabirito, Márcio Antônio de Oliveira Júnior.
Acompanhado pela controladora interna da Câmara, Ana Carolina Araújo França, e pelas assessoras jurídicas, Meirielle Lanicia Oliveira Braga Franco e Tainá Cássia do Prado Reis, o vereador explicou os assuntos de interesse da equipe, como melhorias da transparência pública, especialmente em relação à divulgação ativa de informações e boas práticas de controle social.
“Estamos voltados para o fortalecimento da Ouvidoria, com foco na integração com o controle interno; e implementação de um Programa de Compliance e Integridade”, completou o legislador, explicando a necessidade de conhecer a estruturação, etapas práticas e resultados já obtidos pela CGE-GO.
O grupo mineiro foi recebido pelos especialistas da CGE. As gerentes de auditoria Alline Agapito (Gestão de Riscos) e Lucimar Prado (Governança Pública), e o auditor-chefe interno de Harmonização e Gestão Estratégica, Fábio Jubé, detalharam o Programa de Compliance Público do Estado (PCP), o Prêmio de Governança e Gestão de Riscos. “Basicamente, abordamos como começar esse processo de desenvolvimento e implementar um programa de integridade”, relatou Alline Agapito.
A Transparência, tema que orbita todas as iniciativas do governo do Estado, foi tratada pelo gerente de Transparência Institucional, Pedro Ivan Celestino, e pelo gestor de Finanças e Controle, Renato Cardoso. A CGE apresentou ainda as gerências das demais áreas que poderão auxiliar a equipe de Itabirito futuramente, como Ouvidoria e Participação Cidadã, e colocou todo o seu quadro à disposição dos visitantes.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás





