Goiás lidera o ranking de Transparência do Tesouro Nacional pela 3ª vez consecutiva
Com 100% de pontuação, Goiás é o único estado a conquistar 1º lugar em todas as edições do prêmio. Resultado é fruto da atuação integrada entre as redes de gestão
Gerentes da Secretaria da Economia visitaram, nesta quarta-feira (29/10), a equipe de contabilidade da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), como forma de agradecimento pela parceria no processo de avaliação dos dados contáveis de Goiás. A união levou o estado a se manter líder pela terceira vez consecutiva no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional, com nota A e 100% de pontuação.
A visita foi realizada pelos gerentes de Acompanhamento e Execução Contábil da Economia, Cleyton José Ferreira Nunes; e de Acompanhamento de Custos e Avaliação de Resultados, Valquíria Andrade de Souza.
“Agradecemos em especial à Elaine, por avaliar os detalhes, que fazem toda a diferença”, disse Valquíria, referindo-se à gerente de Análise Fiscal da CGE, Elaine de Fátima Aires, responsável pelo acompanhamento dos dados. “A integração com as redes de gestão do Estado, que possibilita que as informações sejam registradas pontualmente, teve papel crucial neste resultado”, completou Nunes.
O prêmio evidencia a consistência dos números da gestão, que dão segurança às informações avaliadas pelo Tesouro Nacional e prestadas à sociedade. Também demonstra a necessidade de constante inovação. “Prova disso é que se Goiás repetisse a mesma pontuação do ano passado, que foi de 99,81%, teria ficado em segundo lugar”, informou Valquíria Andrade, destacando que Goiás foi o único estado a atingir os 100%.
Para o superintendente de Gestão Integrada da CGE, Fabrício Fernando Carpaneda, o prêmio reflete a “dedicação da equipe técnica e o compromisso do Estado com a transparência”, mesmo atuando com equipes reduzidas. O subcontrolador de Governo Aberto e Ouvidoria-Geral, Weyk Wagne Gomes, destacou que o desempenho de Goiás “reforça a confiança da sociedade e é resultado direto da dedicação e competência de cada contador e técnico que atua na administração”.
O superintendente da Controladoria Especializada em Participação Cidadã, Ednilson Lins Rodrigues, agradeceu o reconhecimento e o gesto de compartilhar a conquista com as áreas técnicas que trabalham pela informação contábil. “Demonstra o cuidado da gestão com todo o processo, desde o tratamento dos dados até a concretização de tudo em forma de serviços ao cidadão”.
A visita da equipe da Economia à CGE para a apresentação do troféu teve participação da chefe de Gabinete da CGE, Alessandra Scartezini; do gestor de finanças e controle, João de Oliveira; do superintendente da Controladoria Especializada em Transparência, Júnior José Costa; do gerente de Execução Orçamentária e Financeira, Marcelo Oliveira da Silva Bueno.
PRÊMIO – O Tesouro Nacional iniciou a divulgação do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal em 2020 para avaliar e classificar a precisão, integridade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. O intuito era estimular a melhoria contínua da informação contábil. Desde então, Goiás evoluiu da 19ª colocação para a liderança do ranking.
O troféu de Estado mais transparente do Brasil foi entregue ao secretário da Economia, Francisco Sérvulo Freire Nogueira, no dia 15 de setembro, durante cerimônia realizada em Brasília.
Comunicação Setorial CGE – Governo de Goiás






