Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro no auditório Mauro Borges, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho sipat – 2024, cujo tema é “cuidar de si é cuidar do futuro: a segurança é aliada da esperança!”, cujos objetivos são:

desenvolver a consciência e orientar o servidor ou empregado público sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

 Criar uma atitude vigilante no servidor/empregado, que lhe permita conhecer e solicitar as correções necessárias a fim de tornar o ambiente mais seguro, trazendo à tona um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

Este evento é uma organização das seguintes comissões internas de prevenção de acidentes:

CASA CIVIL, CIPA SIC,CIPA SECTI,CIPA CGE, CIPA SGG, CIPA SECOM,CIPA SERINT,CIPA SECAMI,CIPA SEAD,CIPA VICE-GOVERNADORIA;

Dentro da programação teve um show de humor com o 3º sargento Thiago dias Oliveira para apresentar o stand- up “curso tático de humor operacional”. O referido militar quando convidado para realizar a
apresentação, de imediato prontificou-se, e ao realizar sua apresentação no evento além de conseguir tirar muitos sorrisos do público presente, conseguiu passar uma mensagem que o humor e o sorriso é uma importante ferramenta para a saúde mental do trabalhador.

A CIPA é uma comissão constituída por representantes (titulares e suplentes) designados pelo empregador (titular do órgão) e eleitos pelos empregados (servidores e empregados público), de acordo com o estabelecido na Lei Estadual no. 19.145, de 29 de dezembro de 2015, como também observando os regulamentos e parâmetros estabelecidos pela Norma Regulamentadora no. 5 (NR – 5), da Portaria no. 3.214/1978, expedida pelo Ministério do Trabalho – MTb.

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, colaborando na implementação das ações de saúde do trabalhador e informar à administração do órgão ou da entidade que a constituiu, as percepções dos servidores acerca dos riscos e incômodos a que estão sujeitos, bem como sensibilizar os demais servidores para a adoção de hábitos e comportamentos seguros, de modo a tornar permanentemente compatível o trabalho com a preservação da saúde e a boa qualidade de vida.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo