Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit.

Por Larissa Verona

Veredas são ecossistêmas essenciais para a manutenção dos recursos hidricos do Cerrado. Estes ecossistemas são caracterizados por solos hidromórficos, ou seja, solos saturados por água. Sua vegetação é formada por plantas herbáceas em coexistência com a palmeira Mauritia flexuosa, o Buriti. Abrigam nascentes e frequentemente se conectam com Matas de Galeria, contribuindo para proteção de rios e riachos. Devido a sua alta capacidade de armazenamento de água, as Veredas garantem que grande parte dos rios do Cerrado sejam perenes, fornecendo água do ano para comunidades rurais, fazendas e até mesmo cidades inteiras. 

Além disso, funcionam como refúgio para biodiversidade animal pois fornecem frutos, água e abrigo para invertebrados, aves e mamíferos. Por causa dos inúmeros benefícios que fornecem para as populações humanas (e claro, por sua beleza inigualável!), esses ecossistemas marcam presença na cultura popular, sendo tema de livros, músicas e até novelas. 

Além de todos esses bens que as Veredas nos forneceram ao longo da nossa história, elas ainda guardam um potencial essencial para o nosso futuro: são ecossistemas chave para mitigação de mudanças climáticas! Devido ao alagamento perene, os solos das Veredas são pobres em oxigênio. A escassez desse gás garante que apenas microrganismos ineficientes na decomposição consigam se estabelecer, levando ao acúmulo de matéria orgânica por milhares de anos. Por isso, as Veredas conseguem estocar grandes quantidades de carbono no solo, evitando que este elemento seja enviado para atmosfera em forma de CO2 e aumente a camada responsável pelo efeito estufa. 

Por serem tão importantes, as Veredas são protegidas pela Lei de Preservação da Vegetação Nativa, porém estão em risco em todo Cerrado. Esses ecossistemas têm sido drenados e impactados pelo uso indiscriminado dos recursos hídricos, levando à seca de nascentes, colapso da vegetação nativa e liberação de gases de efeito estufa. Para garantir água de qualidade e contribuir para o controle do aquecimento global, é essencial preservar a biodiversidade e o funcionamento das Veredas.

Compartilhe

Outras

Histórias

Pular para o conteúdo