Bombeiros treinam equipe de captura de morcegos na Regional da Agrodefesa em Formosa

Com o objetivo de capacitar os servidores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) que atuam na captura de morcegos nos municípios da Regional Rio Itiquira, com sede em Formosa, foi realizado nos dias 6 e 8 deste mês um treinamento ministrado pela Companhia Independente de Bombeiro Militar do município. O pedido foi formulado ao comandante da Companhia, major Bráuio Flores, pelo supervisor da Regional, Augusto Amaral Rocha, levando em conta as atividades desenvolvidas pelos técnicos que, muitas vezes têm de se deslocar para locais de difícil acesso, insalubres e com alto risco de acidentes e/ou traumas. Em alguns casos têm de praticar até manobras de rapel para capturar os morcegos.

O treinamento foi conduzido pelo sargento Rios e pelo cabo André Luís. No primeiro dia foram repassadas todas as informações teóricas e práticas pertinentes. Já no segundo dia, a equipe deslocou-se para uma propriedade rural em Formosa, onde fizeram descidas em uma pedreira que dá acesso a uma caverna que serve de abrigo para os morcegos. Nesta etapa, foram utilizados todos os equipamentos de segurança individuais e coletivos. Um dos aspectos mais enfatizados pelos bombeiros foi sobre primeiros socorros, com foco em trabalho de altura (rapel). Participaram do curso os servidores Augusto Amaral, Marco Ancelmo, Weber Roriz, Patrícia Dias, Fernando Vitorino, Eduardo Araújo, Harisson Albert e André Ricardo.

O supervisor da Regional Rio Itiquira, Augusto Rocha, argumentou que o treinamento teve suma importância, já que os integrantes da equipe de captura de morcegos foram alertados para os riscos que correm durante a atividade. Além disso, em caso de eventual acidente, a partir deste treinamento, terão condições de realizar os primeiros atendimentos até a chegada de equipes especializadas. Quanto ao treinamento em altura (rapel), possibilitará o acesso a locais quase inatingíveis onde os morcegos se escondem, utilizando dicas técnicas repassadas pelos bombeiros.

Comunicação – 3201-3546.

 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo