Agrodefesa marca presença em Workshop sobre Ferrugem Asiática da Soja no Distrito Federal
Ferrugem Asiática da Soja: Situação Atual e Desafios foi tema de Workshop realizado em Brasília nos dias 30 e 31 de maio pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa marcou presença no evento, com participação da gerente de Sanidade Vegetal, Daniela Rézio e Silva e do coordenador do Programa de Soja, Mário Sérgio de Oliveira. A reunião teve também representantes de órgãos de defesa sanitária vegetal de vários estados brasileiros, entidades de pesquisa e universidades, além de representantes do setor produtivo.
O workshop teve como enfoque as medidas legislativas para manejo da ferrugem asiática vigentes no Brasil. O objetivo foi promover o nivelamento, em nível nacional, sobre as informações provenientes da pesquisa científica, experiência de regulação, demandas e impactos no segmento produtivo da soja, relacionados à praga Phakapsora pachyhizi, visando a obtenção de subsídios para a revisão do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.
O Estado de Goiás se destaca pelas medidas regulatórias da Agrodefesa quanto ao calendário de semeadura (lº de outubro a 31 de dezembro) e o período do vazio sanitário (1º de julho a 30 de setembro). Essas medidas contribuem para a redução do número de aplicações de fungicidas, retardando a evolução da resistência do fungo da ferrugem asiática, além de diminuir a população deste mesmo fungo nas áreas a serem cultivadas com a soja na safra seguinte.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546