AGR inicia participação na Operação Goiás Alerta e Solidário

Equipes estarão em Vila Propício, Goianésia e Cidade Ocidental para ações preventivas e de acompanhamento dos serviços públicos regulados

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização (AGR) iniciou, nesta quinta-feira (30), as ações na Operação Goiás Alerta e Solidário, coordenada pelo Governo de Goiás, e que reúne órgãos públicos estaduais com o objetivo de promover medidas de prevenção, monitoramento e resposta a situações de emergência a 37 municípios durante o período chuvoso no estado.

As equipes da AGR estarão em Vila Propício (30/10) e Goianésia (31/10), e na próxima quarta-feira (05/11) na Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Na Cidade Ocidental, as atividades envolverão, além da equipe de ouvidoria, os técnicos de saneamento básico e de fiscalização dos serviços regulados. As ações do Goiás Alerta e Solidário prosseguem até o fim de março de 2026, quando se encerra a temporada de maior incidência de chuvas em Goiás.

A atuação da AGR compreende ações preventivas, de socorro e de reconstrução, voltadas ao acompanhamento dos serviços públicos regulados nos setores de saneamento básico, transporte intermunicipal de passageiros e energia elétrica. Entre as principais atividades, estão as de orientar autoridades municipais sobre o papel da AGR em casos de interrupção de serviços, realizar reuniões com concessionárias, divulgar informações à população durante as visitas e reforçar a estrutura da Ouvidoria Setorial para atendimento emergencial.

A Operação Goiás Alerta e Solidário é coordenada pelo Goiás Social e executada pela OVG, e reúne vários órgãos estaduais, entre eles o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e a Defesa Civil Estadual. A iniciativa busca minimizar os impactos de eventos climáticos extremos, como enchentes, enxurradas e deslizamentos, reforçando a segurança e a continuidade dos serviços públicos essenciais em todo o território goiano.

A primeira etapa do programa foi realizada na região de Cavalcante, em especial junto às comunidades Kalunga, com a entrega de vários benefícios. A previsão é que ao final, a Operação Goiás Alerta e Solidário entregue mais de 15 mil benefícios sociais a 1,3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, nas zonas urbanas e rurais de 37 municípios com alto risco de serem impactados pelas chuvas, principalmente nas regiões norte e nordeste.

Em outra frente de trabalho, o programa Goiás Alerta e Solidário prestará apoio e levará benefícios a comunidades de municípios afetados pela estiagem prolongada.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo