3° Mutirão Governo de Goiás bate novo recorde com 120 mil atendimentos
A 3ª edição do Mutirão Governo de Goiás, realizada no estacionamento do Portal Sul Shopping, na rodovia GO-040, na região Sudoeste de Goiânia, foi concluída, neste domingo (13), com novo recorde de atendimentos à população da capital, de Aparecida de Goiânia, município limítrofe ao espaço do evento, além das demais cidades da Região Metropolitana. O número computado, em dois dias de evento, foi de aproximadamente 120 mil.
"No sábado, tivemos recorde de público. Nestes dois dias, quase 10% da população de Goiânia esteve aqui presente. A parceria com a prefeitura e a participação de outros poderes, vereadores, deputados, Defensoria Pública, mostra a importância da integração entre os diferentes entes federados", salientou o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado no evento.
A marca de 120 mil atendimentos supera em 33,3% a então máxima histórica de 80 mil, obtida na última edição, em dezembro de 2021, em Aparecida. Um mês antes, na estreia dos mutirões do Estado, batizada de Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás e montada na região Noroeste da capital, em memória ao gestor e líder político que implantou esta frente de trabalho governamental em Goiás, foram completadas 70 mil ações.
Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz também esteve presente em todo o fim de semana do Mutirão Governo de Goiás, ao lado da primeira-dama do município, Thelma Cruz. "É muito importante esta parceria dos poderes públicos municipal e estadual. Tem gerado frutos e continuará gerando, com benefícios para nossa população. Fica aqui a nossa gratidão ao governador Ronaldo Caiado por este apoio. Juntos, continuaremos para bem servir", afirmou o prefeito.
Ações e números
A população que passou pelo mutirão teve acesso a uma infinidade de serviços. Estima-se que mais de 3 mil pessoas foram atendidas no estande da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Para se ter uma ideia, quase mil tomaram a vacina contra a Covid-19; 84 fizeram eletrocardiograma; 34, ultrassom; e 154 doaram sangue. Já a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entregou 878 benefícios, entre cadeiras de rodas (padrão e higiênica), muletas, andadores, colchão caixa de ovo, fraldas descartáveis geriátricas e infantis, leite para crianças, e enxovais de bebês.
A Agência Goiana de Habitação (Agehab) convocou mil famílias para distribuir o cartão do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, e, na área de regularização fundiária, ofereceu atendimento para entrega ou coleta de assinatura de 230 escrituras. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregou 1,5 mil cartões do programa Mães de Goiás e realizou 190 atendimentos de registro civil (como casamento e averbação), 20 para a confecção de carteirinha do autista, 17 para passe livre com deficiência, e 16 para passaporte do idoso.
Na área de tecnologia, 68 pessoas aproveitaram a oportunidade para se inscrever nos cursos dos Laboratórios Include e, 60, nos do programa Sukatech, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) totalizou 339 atendimentos, sendo mais de 200 referentes à CNH Social.
Já a Prefeitura de Goiânia, parceira do evento, contabilizou cerca de 4 mil atendimentos, entre distribuição de mudas de árvores, consultas pet e outros serviços. Quase 900 carteiras de identidade foram expedidas.
Nome presente nos mutirões das gestões do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, o hoje assessor especial da Governadoria Paulo Ortegal foi o responsável por apresentar o balanço numérico do 3° Mutirão Governo de Goiás. Para ele, a passagem pela região Sudoeste foi "altamente positiva". "Sucesso total. Vamos repetir esta mesma composição de harmonia com a prefeitura para que o número seja cada vez mais crescente, atendendo nossa população mais carente e quem necessita tanto do trabalho do Estado como do município", explicou.
"As pessoas que já participaram dos anteriores divulgam e isso mostra a importância deste contato direto. Cada vez mais iremos nos aprimorar. Este é o nosso papel. Não existe perfeição, mas existe a vontade e o engajamento para que, cada vez mais, possamos entregar melhores serviços", completou Adriano da Rocha Lima.
Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)