Secult Goiás sinaliza a criação do projeto Arte nos Hospitais

A Secretaria de Cultura (Secult Goiás), irá criar o projeto Arte nos Hospitais, iniciativa que pretende levar arte, música e cultura aos pacientes. A proposta de criação foi feita pelo secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, ao titular da Cultura, Adriano Baldy, durante o lançamento de inauguração do projeto “Poesia em Tela”, ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 18, no Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

O secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, ressaltou que o “Poesia em Tela” apesar de se configurar como uma ação cultural, está inserido também na Saúde, pois considera que a cura pode vir dos remédios, mas também da arte. Por isso, Ismael espera poder ampliar a iniciativa, contando com parceiros como a Secult Goiás e com artistas goianos que queiram levar sua arte para os pacientes, colaboradores e mesmo, acompanhantes, promovendo assim, o espírito de humanização, de solidariedade e doação de amor. “O objetivo é promover uma vivência positiva e harmoniosa, bem distante do gelo que costumam ser rotulados os ambientes hospitalares”, destaca Alexandrino.

Baldy, que prestigiou o evento representando o governador Ronaldo Caiado, de pronto aceitou o desafio e já colocou as orquestras Filarmônica e de Violeiros, unidades da Secult, à disposição para atender e levar a boa música, seja clássica ou de raiz, para alegrar os internos dos hospitais.

Para isso, Baldy disse que para a realização do novo projeto “Arte nos Hospitais”, espera poder contar com parcerias, e reforçou ainda, que no próximo edital do Fundo de Arte e Cultura (mecanismo gerenciado pela Secult Goiás), será criado um Edital especifico para Arte nos Hospitais, “para que possamos levar arte para todo o Estado de Goiás, começando com qualidade.  A arte em um ambiente hospitalar não só humaniza, mas  cura, ela faz parte do tratamento, para que os medicamentos, a terapia e todo esse processo humanístico possa se potencializar e possa realmente transformar as pessoas”, destacou Baldy.

Seguindo essa linha de trabalho, o secretário de Cultura falou que está sendo desenvolvido, no Centro de Internação de Jovens Menores Infratores, um projeto semelhante ao do Hugol, que visa resgatar os jovens, por meio da arte e da cultura, “porque acredito que todos merecem uma segunda, uma terceira e uma infinita chance”, finalizou Baldy.

Reforçando o apoio, o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, deseja apoiar a inciativa de levar arte aos hospitais, e disse que a prefeitura vai estar junta nessa empreitada. “Numa cidade como Goiânia, que tem políticas públicas de Cultura, é possível sim. Faremos juntos essa ação simples e generosa”, disse Adorno.

Outro que também abraçou a causa foi o escritor Geraldo Coelho Vaz, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, que sugeriu levar a literatura goiana e brasileira para os hospitais, com a criação de bibliotecas, nas instituições que ainda não possuem, para que as pessoas possam ter um pouco de suavidade em suas almas através da leitura.

Poesia em Tela

O projeto é uma ação de humanização voltada à ambiência hospitalar, que transformou as paredes do Hugol em páginas e telas que receberam poemas, microcontos, composições e pinturas, frutos da atitude voluntária de acadêmicos da Academia Goiana de Letras – AGL e de outros poetas goianos, além dos artistas plásticos da Associação Goiana de Artes Visuais – AGAV e de artistas convidados.

O projeto é promovido pela Diretoria Geral do hospital e implementado pela Comissão de Humanização do Hugol em parceria com a organizadora do projeto, Lêda Selma.  Conta ainda com o apoio do Presidente da AGAV, Valdir Ferreira, sendo financiado por meio de doações.

O lançamento do projeto foi prestigiado por autoridades estaduais e municipais, diretoria do Hugol, acadêmicos, escritores, artistas e público convidado.

Comunicação Setorial Secult Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo